Historiadores e escritores Peruanistas reúnem-se em congresso em Lisboa

A Asociación Internacional de Peruanistas promove o XI Congresso de Peruanistas no Estrangeiro, nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2023, na Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), com o apoio da Embaixada do Peru. Este congresso é dedicada ao investigador suíço, residente em Lisboa, Martin Lienhard.

O programa com ênfase na literatura peruana e ibero-americana é intenso e diversificado, evocando  a literatura peruana e ibero-americana, designadamente Garcilaso de la Vega, José de Acosta, Felipe Poma de Ayala, Arguedas, Guimarães Rosa, Luandino Vieira, Cesar Vallejo, Gabriela Mistral, Mango Capác, Pero Vaz de Caminha, Luís
de Camões, Gonçalo de Reparaz, entre outros.Participam 36 peruanistas vinculados a universidades iberoamericanas, norteamericanas e europeias.

A conferência magistral será proferida por Maria da Graça A. Mateus Ventura (CH-ULisboa/ICIA), no dia 2, às 17.30h, com o título “La presencia de libros portugueses en bibliotecas privadas de Lima en el siglo XVII”.

Simultaneamente, haverá uma exposição dos livros mais emblemáticos sobre o Peru existentes na Biblioteca Nacional e ainda uma sessão de poesia peruana e portuguesa, no dia 4, às 17.30h.

Para consultar o programa detalhado siga para o site da Asociación Internacional de Peruanistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *